10 ferramentas gratuitas para trabalhar com Instagram

Posted on Posted in Tecnologia

Mais de 700 milhões de pessoas usam o aplicativo Instagram, números atualizados de Abril de 2017 segundo a própria empresa. Com esse grande número de usuários e atualizações constantes no aplicativo, novas funcionalidades são inseridas frequentemente como propagandas (também conhecidas como Ads), Stories, Business Tools, e muito mais.

Assim, a plataforma se torna indispensável para estratégias de marketing social. Mas para conseguir usar o App e atingir ainda mais seu público, selecionei algumas opções gratuitas que podem ajudar na sua experiencia e refletir em resultados ainda melhores no seu alcance.

As funcionalidades partem desde de edição de fotos e vídeos, até ajuda na hora de compartilhar e escolher hashtags ou como mostrar seu feed no blog.

Algumas ferramentas gratuitas podem conter limites ou itens específicos pagos, mas é possível utilizar as opções sem custo e ainda obter um ótimo resultado.

1. Buffer

Nada como um Instagram com posts frequentes, certo? Para ajudar a manter a frequência de posts, a ferramenta Buffer permite que você crie uma agenda de postagens e adicione as fotos com descrições.

Uma funcionalidade imperdível é que a ferramenta te ajuda a lembra no momento de postar através de notificações, assim, basta abrir a ferramenta e compartilhar sua foto no Instagram.

Para facilitar mais ainda, o app te ajuda até no processo de publicação, pois ela copia a legenda e já abre a foto diretamente no Instagram, economizando tempo na hora de montar os textos e escolher as fotos.

O Instagram não permite que nenhuma ferramenta compartilhe fotos em seu nome oficialmente, como outras redes sociais permitem (Facebook, Twitter) porém o Buffer pode ser um grande aliado para lembrar a hora certa de compartilhar.

A versão gratuita limita o uso a uma única conta de Instagram e você pode planejar até 10 posts.

Algo incrível para mim é a opção de poder usar a interface web do aplicativo para fazer o planejamento, uma vez que é possível escrever as legendas e escolher as fotos direto do computador sem precisar digitar no celular ou transferir as fotos da câmera para o celular.

buffer.com

Alternativa: Later

Outra ferramenta muito conhecida que funciona de forma muito parecida com o Buffer, é o Later, que permite planejar até 30 posts por mês.

app.later.com

2. Instagram Tools

Muito conhecida pelos usuários, as ferramentas disponíveis da própria marca do Instagram como Boomerang, Hyperlapse e Layout, sendo as duas primeiras muito famosas nos stories, que permitem interações divertidas funcionam muito bem e permitem criar um conteúdo próximo de seus seguidores.

O Boomerang, como o próprio nome diz, permite criar um vídeo pequeno que se repete, para frente e para trás, criando um efeito muito divertido e na maioria das vezes utilizado com o zoom.

O Hyperlapse permite criar time-lapse, que nada mais é do que uma técnica cinematográfica utilizando uma gravação em uma velocidade muito menor do que ela será exibida posteriormente, no aplicativo é possível escolher a velocidade de reprodução que começa em 1x, 2x, 4x, 8x, 10x e 12x, sendo possível compartilhar acontecimentos longos em um espaço menor de tempo, muito utilizado para tutoriais ou caminhos longos.

E a ferramenta Layout ajuda a criar layout de fotos para criar colagens super legais e permite compartilhar mais de uma foto ou criar comparativos.

3. Canva

A ferramenta Canva é uma das favoritas para criação de imagens para média social ou blog posts entre outros.

No Canva você encontra vários templates prontos para posts em redes sociais no geral e também posts para Instagram e stories, de forma que você pode personalizar da sua maneira, sem se preocupar com o tamanho da imagem, uma vez que ele já apresenta as opções nos tamanhos próprios para cada plataforma.

Para os usuários de iOS é possível criar no próprio celular, porém a ferramenta também traz uma versão web, que na minha opinião acaba sendo mais rápida e fácil de usar.

A versão gratuita permite organizar seus designs em duas pastas, ter até 10 colaboradores de uma equipe, 1GB de armazenamento, acesso a mais de 8000 templates prontos entre outros detalhes, e permite exportar suas imagens em JPG, PNG e PDF.

www.canva.com

Alternativa: Typorama

Similar ao Canva, mas um pouco mais focada em redes sociais, o Typorama permite a criação de designs legais e também auxilia com os tamanhos já pré-definidos, além de contar com textos e animações incríveis.

Na versão grátis ela adiciona uma marca d’água no vídeo ou foto, única forma de retirar é comprando o aplicativo.

www.apperto.com/typorama

4. Splice

É um app criado pelo time da GoPro e permite criar vídeos rápidos e incríveis, utilizando uma biblioteca de sons e transições, o aplicativo é muito simples de usar e intuitiva.

O app pode ser muito interessante na hora de adicionar uma música legal para um vídeo do stories ou criar vídeos e fotos em conjunto.

spliceapp.com

 

5. Repots for Instagram

É uma ferramenta indispensável para trabalhar na rede social do Instagram, ela permite que você compartilhe postagens de outras pessoas e mantém a referência. O app é muito fácil de usar e muito conhecida pela comunidade da rede.

O aplicativo está disponível para iOS e Android.

repostapp.com

 

6. Adobe Lightroom

Para aqueles que gostam de entrar em mais detalhes da edição de imagem, minha recomendação ficará para o App do Adobe Lightroom que permite controles bem específicos em relação a foto.

Os controles que mais gosto é a possibilidade de mudar a exposição e trabalhar com os brancos e pretos além do controle de contraste, vibração e saturação.

De toda forma, os controles do próprio Instagram podem deixar suas fotos com detalhes e uma incrível edição sem precisar de nenhum outro aplicativo específico, mas existem muitas opções para trabalhar com fotos.

7. UNUM

Este aplicativo é para os usuários de Instagram que adoram deixar sua galeria (ou feed) em completa harmonia e super organizados, a principal funcionalidade é conseguir prever o resultado final da galeria antes mesmo de postar as fotos ou vídeos, ajudando na organização e na ordem das postagens, criando contexto para a galeria.

A ferramenta ainda permite programar as fotos da mesma forma que o Buffer, adicionar legendas e irá enviar uma notificação na hora da postagem.

A versão gratuita permite que seja montado até 18 itens na galeria e permite enviar 500 fotos e vídeos por mês, está disponível para iOS e Android (ainda em versão beta)

unum.la

8. TopTags

TopTags é um aplicativo simples que ajuda na hora de escolher as tags, que podem impulsionar muito uma publicação se escolhidas da forma correta, nesta ferramenta é possível escolher as tags por temas e locais, além de uma lista completa das tags mais usadas.

A versão gratuita possui algumas propagadas que podem ser um pouco incomodas na hora de utilizar o aplicativo, e ele também sempre inclui sua própria hashtag na lista, mas nada que te impeça de limpar ou apenas usar o aplicativo como referência para criar sua própria lista de tags.

9. Social Blade (Instagram)

Uma outra opção, que não requer instalação ou até mesmo autorização com usuário e senha é a ferramenta Social Blade, de proporciona informações detalhadas sobre o número de seguidores, número de seguindo e postagens, além de contar com um gráfico visual.

socialblade.com/instagram

10. Instagram WordPress Plugins

Para a parte final, e um pouco mais técnica e para aqueles que possuem blogs, minha recomendação fica para um Plugin de WordPress que exibe sua galeria do Instagram diretamente na página sem a necessidade de autorização com usuário e senha, muito simples de configurar e com várias opções de layout o plugin permite a utilização de widgets.

Instagram Slider Widget

Existem várias outras opções de plugins para WordPress, confira:

Feed them social
Instagram feed
Accesspress Instagram feed
WD Instagram feed

Estas são algumas das ferramentas para Instagram que utilizo e que possuem grande recomendação pelos usuários.

Caso tenha alguma dúvida sobre as ferramentas deixe um comentário ou se caso utilize uma ferramenta legal com seu Instagram e não esteja na lista, deixe um comentário também, até logo!

 

Deixe uma resposta