NuCon na Manufaturando

Posted on Posted in Eventos, Social

O novo espaço oferece cursos e infraestrutura para quem quer aprender marcenaria e outros hobbies criativos

Os membros do NuCon – Núcleo Jovem de Conteúdo do Interior – foram convidados para uma aula especial na Manufaurando – Fábrica de Idéias. Recebido pelo casal Carolina Montebelli Costa e Daniel Frasson Costa, o grupo criou abridores de garrafa personalizados e exclusivos.
Para o presidente do NuCon, Bruno Chamochumbi, a experiência de “colocar a mão na massa não é só uma tendência, mas uma necessidade das pessoas que têm um dia a dia cada vez mais agitado. Para Aline Bossi, uma das influenciadoras do grupo, a criatividade é uma pauta que só cresce nas redes sociais e interessa muito a audiência do NuCon.
Apaixonados pelo universo da marcenaria, o casal Carolina Montebelli Costa e Daniel Frasson Costa inaugurou, em setembro, a Manufaturando – Fábrica de Ideias. Se você já pensou em fazer seu próprio móvel ou peça em madeira, vai gostar desta novidade do mundo “faça você mesmo”. Dentro deste contexto, o chamado hobbysta pode executar suas criações em uma das 12 bancadas instaladas no barracão de 400 metros quadrados.

O espaço da Manufaturando está organizado em áreas de montagem e de máquinas – todas com coletor de pó – e local disponível para armazenagem de matéria- prima e dos projetos em andamento. Além da estrutura fantástica, Carolina, Daniel e equipe disponibilizam todo seu know-how e orientações técnicas aos usuários.

Manufaturando (Foto: Marcos Silva)

E conhecimento em marcenaria não é brincadeira para o casal: na casa deles há uma série de objetos feitos por ambos, da mesa de jantar à escada. “Os amigos vêm nos visitar e perguntam quem fez os nossos móveis. As pessoas ficam impressionadas quando digo que a Carol desenhou e eu fiz a peça, ou o inverso”, conta Daniel, que é pós-graduado em marketing (FGV-SP), e foi uma criança que cresceu cercada de ferramentas disponíveis na casa dos pais. Carolina, que é graduada em arquitetura e urbanismo (USP-SP), desde pequena se envolveu com as artes plásticas, entrega: “Geralmente, ele faz a parte mais bruta e eu finalizo”.

Neste compasso de um caminho de dupla paixão, com a marcenaria e na história do casal iniciada na adolescência, eles pensaram: “Por que não compartilhar o nosso conhecimento?” Pesquisaram o mercado e identificaram que muita gente tem o desejo de fazer suas próprias peças. “A marcenaria pode ser vista como um hobby, um momento de terapia ou de extravasamento.

Também há outras questões interessantes: uma é a ambiental, de reaproveitar um material que seria descartado; outra é a afetiva, de recuperar alguma peça como lembrança. De qualquer forma, é desafiador e uma satisfação produzir algo personalizado”, comenta o casal.

Marcos, Gustavo e Carlos (Foto: Aline Bossi)

COMO FUNCIONA?

A Manufaturando – Fábrica de Ideias oferece dois tipos de uso do espaço da marcenaria: aulas para adquirir conhecimento e iniciar seus próprios projetos e aulas livres para continuar com a utilização da marcenaria com toda infraestrutura e auxílio profissional.

Criação do projeto (Foto: Marcos Silva)

No nível básico, o entusiasta recebe material, ferramenta, suporte técnico e apoio profissional para executar três projetos (luminária, poltrona e um pequeno aparador) – a duração é de três meses, em média, executando um móvel por mês. No intermediário, o convite é para que cada um pense em seu próprio projeto com o conhecimento adquirido – esta etapa tem duração média de quatro meses.

“A Carolina faz a apresentação de ideias, tendências, materiais e design. Eu fico com as máquinas de grande porte, como a serra circular e desempenadeira. Ao final, todos podem levar suas peças prontas e, no caso de o projeto demandar mais tempo, não há data limite para finalizar o trabalho”, explica Daniel.

Seja um projeto de um ano ou um dia, agora não há mais desculpas sobre a falta de ferramentas, espaço físico e conhecimento. “Não somos uma escola, mas sim, um centro de instrução onde as pessoas vão para conhecer técnicas, usar máquinas, equipamentos e ferramentas manuais e elétricas”, ressalta Daniel.

Detalhes do Projeto (Foto: Marcos Silva)
Detalhes do Projeto (Foto: Marcos Silva)

O espaço também conta com matérias-primas para compra, disponibilizando madeira de reflorestamento (pinus e eucalipto) e madeira nobre de reaproveitamento, entretanto, caso prefira, o usuário poderá trazer seu próprio material. “Marcenaria não é modismo. Tem que ter foco, paixão, conhecimento técnico. Nosso desejo é passar tudo isso adiante e compartilhar o que sabemos sobre fazer um móvel com a sua cara”, finaliza o proprietário da Manufaturando.

Manufaturando Fábrica de Ideias – Rua Fernando Febeliano da Costa, 1.942, Bairro dos Alemães, Piracicaba (SP)
(19) 99609-4555 e 99608-4555 contato@manufaturando.com.br
manufaturando.com.br
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, novidade das 8h ao meio-dia, das 13h às 17h e das 18h às 22h; aos sábados das 9h às 13h.

Deixe uma resposta